• Analice Fernandes consegue ligação de água para o Potuverá

    O bairro do Potuverá enfrentava um grande problema, a falta de abastecimento de água da Sabesp. Os moradores precisavam ter poços artesianos, ou irem buscar água em outro lugar.

    O vereador José de Moraes levou o problema para a deputada Analice Fernandes. “Assim que o vereador nos trouxe a questão marquei uma reunião com o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, que se comprometeu a efetuar as ligações”, explica a deputada Analice Fernandes.

    Serão em média de 150 ligações que passaram que começaram a ser feitas a partir do dia 6 de março. Segundo a deputada Analice o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, tem como uma de suas metas nesta nova gestão intensificar as ligações de água e de esgoto na região metropolitana de São Paulo.

    “Era um absurdo o bairro continuar sofrendo com a falta de água se a maior parte da estrutura para levar a água até as casas, já estava feita”, afirma a deputada Analice Fernandes.

    Segundo o vereador José de Moraes a deputada tem sido uma grande parceira de Itapecerica.

    Para a moradora do Potuverá Marinda Carvalho esse foi um beneficio muito bom para o bairro e os moradores. “Nós dependíamos do abastecimento de água da Natura. Agora vamos passar a usar a água da rua. Muitas casas usavam água do poço artesiano, porém sabemos que essa não é a melhor fonte. A água fornecida pela Sabesp é tratada. Estou muito feliz e grata com o empenho do vereador Zé de Moraes e do prefeito Jorge Costa”, afirmou.

    Moradora há 35 anos no bairro, Maria Domingues acredita que com a chegada da água fornecida pela Sabesp, os terrenos no Potuverá serão mais valorizados.

    “Não acredito que vamos ter água da rua. Já cheguei a ficar sem água em casa porque o poço artesiano não comporta o abastecimento de água para as quatro casas que estão no meu terreno. Já perdi um motor da bomba e sem contar que a água do poço por mais que cuidamos nunca é igual a da rua. Estou muito feliz e satisfeita com tudo isso”, afirma Nair Oliveira Rodrigues da Costa.

    Problema de saúde resolvido
    Um grave problema apontado por pesquisa feita pela Secretaria de Saúde do município era o elevado índice de caries das crianças da região do Potuverá, uma vez que a água proveniente de poços artesianos contem nível menor de flúor, o que influenciaria diretamente na proteção dos dentes.

    Para resolver o problema, a equipe de saúde bucal da Secretaria já havia iniciado a aplicação tópica de flúor nas crianças em idade escolar para aumentar a proteção com o objetivo de diminuir os índices de cáries. Com o abastecimento feito pela Sabesp ficam eliminados este e outros problemas decorrentes da qualidade da água consumida.

Mais | Itapecerica da Serra | Todas Cidades | NOTÍCIAS