PÁGINA OFICIAL DO MANDATO | Assembléia Legistativa do Estado de São Paulo
Navegação

Biografia

Analice

Analice Fernandes é enfermeira e deputada estadual por São Paulo (PSDB), sendo a segunda deputada mais bem votada de seu partido, com 110.089 votos. Tem três bandeiras em seu mandato: o combate à violência contra a mulher, a valorização da enfermagem e a educação inclusiva.

É presidente da Comissão de Saúde e titular das Comissões de Transportes e Comunicação e Infraestrutura. A parlamentar que está em seu quinto mandato, durante quatro anos foi vice-presidente da Assembleia, ocupando por quatro períodos a presidência da Casa.

Analice trabalhou no Hospital Infantil Darcy Vargas e iniciou sua carreira política atuando na área da saúde, em 1989, na prefeitura de Taboão da Serra, onde foi responsável pelo reorganização da Saúde do município.

Foi também Secretária da Ação Social em Taboão da Serra, onde desenvolveu programas de capacitação profissional que visavam tanto o mercado de trabalho, como a livre iniciativa para a geração de renda - Programa Lado a Lado. Outro Programa reconhecido foi o Caça-talentos, dirigido para a recuperação e capacitação de menores infratores em medidas sócio-educativas.

Em 2002, foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual. Desde então ela desenvolve também um trabalho regional, na capital, no sudoeste da Grande São Paulo, incluindo os municípios de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu e Vargem Grande e no interior, ao noroeste do Estado.

Leis que combatem a violência contra a mulher e aumentam a rede de proteção - Analice Fernandes teve seu trabalho reconhecido pela Medalha de Honra Ruth Cardoso.

Mapa da Violência Lei 14.545/2011 (Divulgação dos crimes contra a mulher), sistematiza e divulga os crimes cometidos contra a mulher. A simples divulgação destas informações joga luz sobre a violência praticada contra a mulher e nos ajuda na orientação em curto prazo para a implantação de medidas que possam combatê-las.

Acesso à informação Lei 15.425/2014 - (Acesso online às Medidas Protetivas pela Polícia), determina que as medidas protetivas expedidas pela justiça em favor da mulher vítima de violência estejam disponíveis para consulta online nas Delegacias de Polícia, o que facilita a ação da autoridade policial e o cotidiano da mulher.

Tempo de Despertar Lei 16.659/2018 (Trabalho com os homens agressores) autoriza a implantação de um programa que conta com uma equipe multiprofissional que trabalha diretamente com os homens agressores, com o objetivo de diminuir a reincidência.

Conscientização Lei 14.950/2013 - (Campanha de Esclarecimento e Formação) prevê a necessidade de Campanhas de Conscientização sobre o combate à Violência Contra a Mulher.

Sobre a enfermagem

PL 347 - Projeto de Lei das 30 horas - dispõe sobre a jornada de 30 horas para a enfermagem, nas instituições públicas e privadas, sem reduções salariais.

O PL 366/18 - autoriza a Secretaria Estadual da Saúde a estabelecer parâmetros técnicos para dimensionar o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais da enfermagem para a cobertura das unidades de saúde da Secretaria Estadual.

PL 298/18 - dispõe sobre a obrigação da existência de uma sala de descompressão, tanto nos hospitais públicos como privados para que os enfermeiros, possam se restabelecer.

PL 25/18 - cria o cargo de diretoria de enfermagem no quadro da Secretaria de Saúde do Estado, estabelecendo desta forma uma política clara para a profissão nas Unidades Hospitalares Estadual.

PL 26/18 - propõe a criação em nível estadual do cargo de enfermeiro e técnico de enfermagem forense, que poderão auxiliar os médicos nos IMLs, assim como em investigações criminais.

Educação Inclusiva

PL 348/2019 - determina que as Escolas Estaduais devem fazer um acompanhamento mais elaborado do aluno com necessidades especiais, escriturando suas capacidades e necessidades, para que esta documentação possa acompanhá-lo na possível mudança de escola ou mesmo quando ele for promovido para o Ensino Médio.

Trata-se do Plano Educacional Individual - o PEI, com análises e pareceres dos professores e profissionais da saúde que deve seguir com o aluno.


Orientação Religiosa

Analice Fernandes defende os valores cristãos. Ela frequenta cultos religiosos semanalmente com a família, além de acompanhar de perto o trabalho de várias igrejas. Participa e apoia as obras assistenciais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Família

Analice é casada com o prefeito de Taboão da Serra Fernando Fernandes, PSDB. Fernando é médico, foi vice-prefeito de Taboão da Serra, além de subprefeito de Cidade Ademar, em São Paulo, quando José Serra era prefeito. Em Taboão está cumprindo seu quinto mandato de prefeito. A deputada tem dois filhos, Fernando Fernandes Neto e Fábio Fernandes e dois netos.


Votação

Deputada Estadual 2014-2018 – 151.407 votos
Deputada Estadual 2010-2014 – 125.116 votos
Deputada Estadual 2006-2010 – 140.587 votos
Deputada Estadual 2002-2006 – 100.114 votos

Profissão

Enfermeira, com especialização em Saúde Pública – PUC de Campinas.


Atuação Profissional

Enfermeira no Hospital Infantil Darcy Vargas em São Paulo. Secretária de Saúde em Taboão da Serra. Secretária da Promoção Social em Taboão da Serra.

Homenagens recebidas por serviços prestados

Títulos de Cidadania

Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, São Lourenço, Embu-Guaçu, Juquitiba, Aspásia, Dirce Reis, Pontalinda, Paranapuã, Populina, Rubinéia, Santana da Ponte Pensa, São João das Duas Pontes, Santa Clara D´Oeste, Santa Salete, Santa Rita D´Oeste, São Francisco, Turmalina, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Urânia.

Honra ao Mérito

Dia da Mulher do São Paulo Futebol Clube.