• Deputada Analice fala para uma plateia de cuidadores informais de Taboão.

    Taboão inicia curso para cuidadores informais

    A Prefeitura de Taboão da Serra, através das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Assistência Social e Cidadania, iniciou o curso de cuidadores informais, no dia 02 de agosto. A ideia de capacitar os cuidadores do município, que desenvolvem um papel importante no sistema de saúde.

    Deputada Analice fala para uma plateia de cuidadores informais de Taboão.
    “Muitas vezes a família ou a pessoa que cuida, não está preparada para certas situações, estamos dando essa oportunidade para que a o cuidador informal possa ter mais conhecimento”, falou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

    Para a deputada Analice Fernandes, que participou da abertura, o curso dará a oportunidade para que o cuidador se relacione com outras pessoas que vivem situações semelhantes. “A maioria dos cuidadores são mães que muitas vezes acabam se anulando na pesada tarefa de cuidar do paciente, da casa e da família. Esta pessoa precisa de um apoio especial do poder público. E é exatamente isto, que a Secretaria de Saúde está se propondo a fazer”, afirmou.

    A aula inaugural foi ministrada pela Dra. Maria Goretti Maciel, médica consultora da Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos. Dividido em quatro módulos, o curso aborda primeiro a senilidade (processo de envelhecimento), psicologia e Assistência Social, depois segue com enfermagem, manuseio, curativo e higiene, no terceiro módulo, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física e por último a nutrição, farmacologia, odontologia.

    Após o curso, os cuidadores inscritos ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

    Inscrições para o curso
     
    Foram abertas 200 vagas para a capacitação, distribuídas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Há ainda, vagas disponíveis para o mês de setembro, outubro e novembro.

    As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Saúde pelos telefones 4788-5636 ou 4788-5629.

Mais | Notícias | Todas Cidades | NOTÍCIAS