• ESPECIAL – Rodoanel

    Mais que um compromisso de mandato, Um sonho realizado 
     
         
     
    O Rodoanel Mário Covas é a maior obra viária metropolitana do País e o principal projeto para aliviar o trânsito na cidade de São Paulo e também na região metropolitana. Ele terá (incluindo os trechos ainda em fase de projeto) 170 km de extensão, que deixariam o tráfego de caminhões pesados a uma distância entre 20 e 40 km do centro da cidade.

    Sua principal função é evitar que rodovias despejem os caminhões com destino ao Porto de Santos na Marginal Tietê e a principal opção deixe de ser seguir pela Marginal Pinheiros e pela Avenida dos Bandeirantes para alcançar a Via Anchieta.

    A deputada Analice Fernandes desde o início de seu mandato tem realizado inúmeros esforços no sentido de fazer com que o Rodoanel seja, além da alternativa que irá ajudar a desafogar o trânsito na região, um importante agente para o desenvolvimento regional.

    ALÉM DO TRÁFEGO MAIS LIVRE E SEGURO, OUTROS BENEFÍCIOS.

    A deputada Analice sabe que uma obra do porte do Rodoanel Mário Covas pode significar uma oportunidade para trazer desenvolvimento para a região, por isso Analice buscou engajar-se na luta por melhorias que tivessem ligação direta ou indireta com a construção desta importante obra.

    Corpo de Bombeiros em Taboão da Serra

    Importante e antiga reivindicação da região, o Batalhão do Corpo de Bombeiros está em fase de implantação, graças a ação firme da deputada Analice Fernandes junto ao Estado em parceria com os empresários da região.

    O aumento de veículos poderá causar um conseqüente aumento de ocorrências, que não estarão relacionadas somente ao trânsito, mas também ao aumento de empresas que virão a se instalar na região do Rodoanel e terão como critério para esta instalação a disponibilidade de estrutura de segurança adequadas para suas operações.

    Parques ecológicos em Embu e Itapecerica

    Uma das ações compensatórias previstas no projeto do Rodoanel é a implantação de parques ao longo da via, que atualmente já se encontram em fase de projeto, sendo ele o Parque da Cidade, com 1,6 milhão de metros quadrados, próximo ao pq. Industrial Ramos de Freitas em Embu e outro Parque com área prevista de 1,8 milhão de metros quadrados no trecho em que o Rodoanel cortará o município de Itapecerica da Serra, o que totalizara uma área de 3,4 milhões de metros quadrados de espaços dedicados a preservação e práticas de respeito ao meio ambiente. É preciso elaborar projetos para que estas áreas possam ter o melhor destino possível.

    Investimentos em Infra-estrutura e Urbanização

    Muitos bairros pertencentes aos municípios cortados pelo rodoanel receberão obras de infra-estrutura para compensar os impactos das obras em seu entorno, e conseqüentemente se beneficiarão destas obras.

    ETEC'S e FATEC'S na região.

    Outra consequência positiva da implantação do Rodoanael é que, graças a melhoria na infraestrutura viária e facilidades de acesso que isso irá proporcionar, a implantação de ETC'S e FATEC'S na região do o Rodoanel será um chamariz de desenvolvimento e certamente este desenvolvimento irá gerar uma demanda de profissionais especializados a serem absorvidos.

    Pensando nisso a deputada Analice Fernandes vem trabalhando incansavelmente para para agilizar a implantação de ETEC'S e FATEC'S na região, sendo que a ETEC de Embu já se encontra em fase final de construção e está situada às margens do RODOANEL.

    Assessoria da deputada | 07/04/2011

     
       
       
       
         
       
     
    01.04.2010   Serra inaugura trecho Sul do Rodoanel
    12.11.2009   Taboão da Serra terá Corpo de Bombeiros
    23.06.2009   Deputada Analice Fernandes quer levar Corpo de Bombeiros
    para Taboão
    11.04.2009   José Serra – Prestação de contas
    27.02.2009   Vereadores de São Lourenço e deputada Analice participam
    de audiência na DERSA
     
         
         
     
       

       
     
         
     
     

    VALE A PENA ACREDITAR
    EM UM PROJETO

    Em 2002, ainda em seu primeiro mandato, a recém eleita Deputada Analice salientava em seus pronunciamentos o início das atividades do trecho sul do rodoanel deixando clara a importância desta obra para a Região Sudoeste, e hoje em 2010, podemos comprovar que ela acreditou num projeto com visão de futuro com a maturidade de quem sabe o que é bom para a região.

     
     
         
         
         
     

    Pronunciamento de Analice Fernandes, por ocasião da Inauguração do Trecho Sul do Rodoanel

    30 de março de 2010

    Hoje é um dia muito especial. Um dia que entrará para a história da nossa região, do Estado de São Paulo e do Brasil.

    Todos sabem da importância estratégica do rodoanel para o desenvolvimento do nosso país. A redução de tempo, de custos e de quilômetros para que a produção chegue ao porto de Santos, o abrandamento do trânsito em toda região metropolitana, que se verá livre de grande parte dos caminhões e todos os números positivos que virão desta mudança.

    Mas eu gostaria de falar Governador José Serra da importância do Rodoanel como uma obra de ENGENHARIA SOCIAL.

    Uma obra que melhorará a vida de milhares de pessoas, e aqui eu gostaria de frisar, as pessoas da região sudoeste da grande São Paulo. O que significa o rodoanel para Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, cidades que foram cortadas pela BR 116 e sofreram por assim dizer uma série de influências, boas e más.

    O Rodoanel proporcionará um grande alívio para estas pessoas que já estavam sufocadas pelo trânsito, pela poluição, pela impossibilidade de planejaram melhor o futuro em suas cidades.

    Com o rodoanel virão também Dois parques preciosos. Um em Embu, outro em Itapecerica da Serra somando mais de 3 milhões de metros quadrados de área preservada.

    Conseguirmos com isto, melhorar as condições do rio Embu-Mirim e toda a sua várzea, que estará sob a proteção dos Parques.

    O rodoanel é uma obra que assegura o futuro da nossa região, que proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui. O rodoanel é como antevia o governador Mário Covas um grande e fraterno abraço em São Paulo.

    Em nome da população a qual eu represento, eu gostaria de agradecer imensamente todo o seu esforço governador, em transformar este engenhoso projeto em uma obra CONCRETA DE ENGENHARIA SOCIAL, que trará orgulho a todos os paulistas, pelo que ela representa.

     
         
         
         
     

    Pronunciamento de Analice Fernandes, por ocasião da Inauguração do Trecho Oeste do Rodoanel

    11 de outubro de 2002

    A busca das cidades e das pessoas que moram no sudoeste da Grande São Paulo é por identidade regional. Estas eleições demonstraram isso claramente, porque as pessoas votaram em representantes da região.

    Mas foi muito antes destas eleições que o governador Mário Covas olhou para cá e decidiu investir em questões estratégicas que hoje nos permitem falar e pensar em identidade regional.

    Antes tínhamos as enchentes. Hoje temos os piscinões. Eu fui Secretária do Bem-Estar Social nesses dois momentos, antes do piscinão e depois do piscinão. E digo com segurança: essas obras mudaram para sempre a vida das pessoas que sofriam com as chuvas.

    Antes não tínhamos leitos hospitalares do Estado. Hoje temos os hospitais regionais. E posso dizer, como enfermeira que sou, da transformação radical que esses hospitais fizeram na saúde pública desta região.

    E hoje, que estamos inaugurando mais um trecho do Rodoanel, é bom que se diga a verdade em alto e bom som. E a verdade por inteiro.

    O Rodoanel não veio só para tirar os caminhões do convívio diário com as nossas cidades, não. O Rodoanel é o início da nossa trajetória enquanto região. O Rodoanel é o elemento físico que estava faltando para que nós pudéssemos começar a construir nossa identidade regional.

    O governador Geraldo Alckmin já disse que o Rodoanel faz da nossa região a melhor esquina de São Paulo e talvez até a melhor esquina do Brasil. E ele já foi além: o governador Geraldo também já disse que a nossa região pode se desenvolver como um grande centro de logística.

    É por tudo isso que o Rodoanel não é mais uma grande obra viária: o Rodoanel é o começo da construção da nossa identidade regional.

    Tivemos o sonho e agora temos as condições físicas e materiais para torná-lo realidade. Só fica faltando uma coisa: mais quatro anos de Geraldo Alckmin no governo do Estado de São Paulo, olhando e trabalhando pela região Sudoeste da Grande São Paulo.

    ANALICE FERNANDES

     
         
     
                       
                       
               
       
     
       
           
           
           
           
           
                       
                   
       
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