• Indicação nº 1049 de 2011

    INDICO,nos termos do artigo 159 da XIIl Consolidação do Regimento Interno, ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, que determine aos órgãos competentes, a majorar os valores pagos a título de plantões realizados pelos profissionais de Enfermagem, Farmacêuticos e Fisioterapeutas nas unidades de saúde da Secretaria da Saúde, das Autarquias a ela vinculadas e das demais Secretarias e Autarquias integradas ao Sistema Único de Saúde – SUS/SP,  como forma de valorizar as categorias. 


    JUSTIFICATIVA
     

             É fato mais do que sabido que um bom hospital é aquele que dispõe não apenas de um corpo clínico competente, mas também – e, sobretudo, no nosso entender – que conta com um quadro geral de profissionais quantitativamente suficiente e qualitativamente capaz.

             De fato, se, no ambiente hospitalar, cabe ao médico deslindar o que se passa no organismo do paciente, investigar, dentre várias hipóteses, qual doença que o acomete, e prescrever o tratamento adequado; ao farmacêutico cabe atender a receita médica adequadamente; à enfermagem cabe assistir esse indivíduo, em suas necessidades humanas e clínicas, zelando pelo seu bem-estar e pelo alívio de suas dores e angústias e, ao fisioterapeuta cabe agir adequadamente no paciente, para que o seu organismo retorne a sua funcionalidade adequada. 

             Valiosíssimo é o papel desses profissionais, na recuperação da saúde das pessoas. Somente quem já sofreu a angústia de se ver enfermo e, por vezes, afastado do convívio de seus entes queridos, num ambiente assustador para o leigo, não acostumado àquele meio, pode avaliar como é preciosa e inestimável uma boa assistência de todos os profissionais envolvidos.

             Infelizmente, o Estado de São Paulo não está prestigiando e valorizando condizentemente as categorias como deveria ser, haja vista os baixos salários e a remuneração dos plantões exercidos por tais profissionais nos nosocômios estaduais.

             Assim, com o intuito de valorizar as categorias dos profissionais da enfermagem, dos farmacêuticos e dos fisioterapeutas, que exercem suas funções na rede pública estadual de saúde, propomos a presente propositura.

    Sala das Sessões, em

    Deputada Analice Fernandes

Mais | Indicações | PROPOSITURAS