• INDICAÇÃO Nº 1733 DE 2007

    JUSTIFICATIVA

    Uma Escola Técnica – Etec – em Embu, daria oportunidade para jovens que não possuem nenhuma alternativa de formação técnica profissionalizante no município. A única opção de especialização está no município de São Paulo.

    Embu tem 245.855 habitantes e um território de 70.079 km2, sendo que todo seu território está em área de proteção de mananciais, o que altera desta forma suas possibilidades de desenvolvimento, no que concerne a instalações de empresas e indústrias.

    Embu faz parte da grande São Paulo e como tal teve um crescimento populacional acelerado nos últimos 20 anos, acontecimento típico da região metropolitana. Formaram-se rapidamente grandes conglomerados habitacionais sem a devida infra-estrutura, principalmente no que tange a captação de esgoto e as possibilidades de formação e preparação para o trabalho da população.

    Embu é conhecida pelo seu centro turístico, pela feira de artes, pelo comércio de móveis e obras de artes antigas e pelas construções que datam do Brasil Colônia, características especiais que lhe deram a condição de estância turística e que rendem divisas, emprego e possibilidades de desenvolvimento local. Infelizmente, estas características tão especiais, não foram suficientes, para tirar a cidade de um estado de carência vivido pela população que se estabeleceu na periferia de todo o município.

    Importante levar em consideração que a nova Lei da Bacia do Guarapiranga que teve sua regulamentação em 2006, dispõe sobre as novas regras e as atividades que podem ser desenvolvidas no município, assim como os critérios que devem ser respeitados para um crescimento sustentado.

    É preciso ressaltar que estas especificidades tornam o desenvolvimento do município mais restritivo, o que não significa dizer que as potencialidades de Embu não possam ser exploradas de maneira benéfica para sua população e para a preservação ambiental.

    Porém, para isto é necessária a forte presença do Estado, principalmente para o desenvolvimento de conhecimento e de tecnologias que possam estruturar este crescimento.

    Neste termos, reitero respeitosamente, a solicitação de que seja implantada a Escola Técnica Estadual no referido Município.

    Deputada Analice Fernandes – PSDB

Mais | Indicações | PROPOSITURAS