• Governador José Serra, deputada Analice Fernandes e secretário Geraldo Alckmin

    Linha 4 do Metrô, rodoanel e nova pista da Marginal melhoram o trânsito da região

    “Com o Rodoanel, a Linha 4 do metrõ e a nova pista da Marginal Tietê liberados, nosso trânsito vai melhorar além de facilitar as opções de transporte para a população”, avalia a deputada Analice Fernandes.

    Governador José Serra, deputada Analice Fernandes e secretário Geraldo Alckmin

    O trabalho da deputada Analice segue intenso para que a estação da Vila Sônia entre em funcionamento até 2012, prazo determinado pela CIA do Metrô.

    “Nossa população não pode mais esperar, o metrô é uma urgência para milhares de pessoas, que dependem do transporte urbano”, avalia Analice.

    A prefeitura de São Paulo calcula que a lentidão em toda a cidade cairá 12%, pelo menos em um primeiro momento. Somado ao funcionamento das estações de metrô Paulista e Faria Lima, da Linha 4 — Amarela, e de outros quatro terminais do novo ramal (Butantã, Pinheiros, República e Luz) que estão prometidos para o fim deste ano — o trânsito pode melhorar muito.

     A linha completa, que ligará o centro à Vila Sônia, na Zona Oeste, será concluída apenas em 2012 (veja o mapa abaixo).

    Um batalhão de operários trabalha a 30 metros de profundidade para finalizar ainda em 2010 as estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2 — Verde.

    Se tudo correr no prazo, São Paulo contará com 78 quilômetros de trilhos de metrô em 2011, 15,7 quilômetros a mais do que hoje. “Teremos finalmente uma malha metroviária”, diz o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.

    “Ela interligará todas as regiões do município e ajudará a desafogar terminais que hoje operam no limite, como Sé e Barra Funda.” Uma expansão ainda maior está prevista para 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil.

    Até o fim do ano que vem, o governo estadual — responsável também pela obra do Rodoanel — terá investido 21 bilhões de reais na melhoria dos transportes sobre trilhos. Cerca de 3 bilhões foram usados para adequar o sistema de segurança e de comunicação. Outros 5 bilhões destinaram- se à compra e recuperação de trens.

    A maior parte desse valor — 13 bilhões de reais — está sendo gasta com a expansão das vias existentes do metrô e para tirar outras do papel. Orçada em 2,1 bilhões de reais, a nova Linha 4 — Amarela é a mais aguardada da rede.
    De acordo com as previsões do Metrô, ela deverá receber diariamente cerca de 1 milhão de pessoas — 700 000 delas já neste ano. O sistema atual é utilizado todos os dias por 3,3 milhões de passageiros.

    Mapa da rede metroviaria de São Paulo

    Sistema moderno
    O novo ramal, o único a passar por baixo do Rio Pinheiros, será o mais moderno da cidade. Os catorze trens que vão percorrer seus 12,8 quilômetros não terão condutores. Toda a operação será feita por um centro de controle montado na estação Vila Sônia.

    Para minimizar os riscos de acidente, as plataformas serão vedadas com paredes de vidro que se abrem apenas com a chegada das composições.

    O terminal Paulista ganhou uma esteira rolante com 100 metros de comprimento, responsável por fazer a ligação com a estação Consolação, na Linha 2 — Verde.

    Além de ar-condicionado e som ambiente, os trens terão passagem livre entre os vagões, o que ajudará a equilibrar eventuais aglomerações em horários de pico. A empresa que vai operar os trens por trinta anos, em sistema de concessão, promete acesso gratuito à internet sem fio nos túneis e intervalo de 75 segundos entre as viagens. São bons motivos para comemorar o fato de deixar o carro na garagem.

    Expansão deve seguir
    Conheça alguns dos projetos da Companhia do Metropolitano de São Paulo:

    Linha 5 — Lilás (prometida para 2014 – em obras)
    A extensão do ramal que atualmente vai do Capão Redondo ao Largo Treze, na Zona Sul, terá onze estações e chegará à Chácara Klabin

    Linha 6 — Laranja (prometida para 2014 – em projeto)
    O ramal, pontuado por quinze plataformas, ligará a Vila Brasilândia, no extremo norte da capital, à Zona Sul

    Linha 15 — Branca (prometida para 2014 – em projeto)
    Terá nove estações e ligará o Jardim Tiquatira à Vila Prudente, na Zona Leste

    Linha 16 — Prata (prometida para 2014 – em projeto)
    O corredor subterrâneo começará na Lapa, na Zona Oeste, e terminará na Vila Cachoeirinha, na Zona Norte, dez estações depois

    Linha 17 — Ouro (prometida para 2014 – em projeto)
    O ramal vai ligar o Morumbi ao terminal São Judas, da Linha 1 — Azul. Uma de suas treze plataformas ficará próxima do Aeroporto de Congonhas.

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