• PROJETO DE LEI Nº 982, DE 2015

    Denomina como “E.E. Professor Vivalter Kerche de Camargo”, a E.E. CHB EMBU N, localizada no município de Embu das Artes.

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

    Artigo 1o. Passa a denominar-se “Professor Vivalter Kerche de Camargo” a Escola Estadual CHB Embu N, localizada no município de Embu das Artes.

    Artigo 2o. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

    JUSTIFICATIVA

    “ Longe de perder seu espaço, a escola cada vez mais ganha relevância social, pois ainda que o conhecimento circule hoje em diversos espaços, em complexas redes de informação e mídias cada vez mais disponíveis, a escola é a porta de entrada privilegiada para o acesso ao mundo do conhecimento, socialmente construído pela humanidade ao longo de sua história, e que ganha sentido ao ser apropriado pelos alunos. Esse lugar de direito e almejado pela população é um lugar de pulsações múltiplas, de encontro e desencontros, de problemas, de conflitos e internações inesquecíveis. É o espaço cultural instituído formalmente pela sociedade, lugar de vivências, desenvolvimento de habilidades, competências, valores, normas e representações que contribuem para que cada um tome consciência de si e do mundo” (Autor Desconhecido)

    Mediante análise desse trecho e da trajetória admirável deste profissional, enquanto docente e gestor atuando em diversos âmbitos, faz-se justo e necessário, o reconhecimento e homenagem ao mesmo, não somente enquanto “1º Diretor” desta Unidade Escolar, mas também por todo seu contexto histórico, enquanto um de muitos “Educadores” que fizeram a diferença na educação brasileira. Em especial, nesta Unidade Escolar por ter dado o pontapé inicial para muitas histórias de sucesso na vida de muitos cidadãos, ao transmitir e mediar conhecimentos, seja como docente seja como gestor. Pois, quando o mesmo chegou a esse “espaço” o mesmo tratava-se de um espaço “vazio” e sem vida, que com todo o seu perfil gestor e articulação nata, foi dando vida aos poucos à nossa tão querida e hoje viva “E. E. CHB EMBU N”, que faz parte e diferença na vida de muita gente, seja, docente, discente, gestor, pai, mãe, avós, enfim, todos nós seres humanos que alimentamos sempre a esperança de um futuro melhor para toda a nação, esperança essa, que se inicia pelas bases familiares e da educação.

    Neste contexto, o presente projeto de lei vem de encontro e se concretiza junto à Proposta Educacional desta Unidade Escolar que “visa à plena realização do ser humano. Pois, o aluno que se quer formar deverá estar o preparado para a vida social, política e econômica para sociedade moderna, cultural, política e profissional. Cultural no sentido de visão de mundo, para que a escola possa agir, aceitando, transformando e participando das mudanças da sociedade, fazendo uso do exercício da cidadania na vida civil decorrente do desenvolvimento cultural, político e a preparação para o trabalho como uma atividade a mais que a escola passa a exercer para prepara-lo para a vida social “, como gostava de dizer o homenageado.

    O homenageado Prof. Vivalter Kerche de Camargo, nasceu no município de Reginópolis, todavia foi no município de Embu das Artes que atuou de forma brilhante de 1981 a 2008, prestando serviços em várias unidades de ensino, bem como na Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra/SP.

    Assim, ao contemplar o pedido de uma comunidade em nominar a Escola Estadual CHB EMBU “N” é fazer uma justa homenagem a um ilustre cidadão que se dedicava não só a sua profissão e que fez do seu ofício uma missão, onde empenhava não apenas seu conhecimento, mas seu amor e carinho, mas também com o bem público ao dedicar seus trabalhos comunitários à coletividade de Embu das Artes.

    Desta forma, conclamo os nobres pares no sentido de conferir apoio à aprovação do Projeto de Lei em epígrafe, por tratar-se da mais clara e sincera forma de homenagear, conferindo o justo reconhecimento aos préstimos exercidos pelo Prof. Vivalter Kerche de Camargo junto à comunidade de Embu.

    Sala das Sessões, em 11/6/2015

    a) Analice Fernandes – PSDB
    PROJETO DE LEI Nº 982, DE 2015

Mais | Projetos de Lei | PROPOSITURAS