• Taboão volta com o Desfile Cívico de 7 de setembro

    “Comunidade escolar está de parabéns”, disse a deputada Analice que participou de todo o Desfile do dia 7 em Taboão. Após três anos consecutivos sem desfile, Taboão da Serra voltou a celebrar o Dia da Independência. No sábado, 7 de setembro, o tradicional desfile cívico, na Avenida Fernando Fernandes, reuniu artistas, estudantes, professores, atletas, policiais militares, a GCM, dentre outros.

    Com o tema “Copa do Mundo 2014”, o público presente pôde conferir os anos em que o Brasil sagrou-se campeão, com desfiles temáticos protagonizados, em sua grande maioria, por alunos da rede fundamental de ensino do município.

    Pontualmente às 8h, o primeiro bloco a dar início às comemorações foi o da Polícia Militar, representada por policiais do 36º Batalhão, seguido da GCM, e, posteriormente, dos agentes da Defesa Civil. À ocasião, a GCM levou para o desfile uma das duas carretas que integrarão o projeto “Segurança se faz com Educação”, que visa garantir a segurança da população, desenvolvendo, do mesmo modo, trabalhos educativos, como cursos de informática ministrados por profissionais da rede municipal de ensino.

    Logo em seguida, o Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação Amor Perfeito, localizado no Jd. Vitória, foi o primeiro a entrar na avenida. As escolas, divididas em blocos, contaram, primeiramente, a história da conquista da Seleção Brasileira, em 1958, na Suécia. O segundo bloco abordou o bicampeonato, em 1962, no Chile.

    Em seguida vieram os títulos de 1970 e 1994, no México e Estados Unidos, respectivamente. Vestidas com trajes tradicionais do Japão e Coreia do Sul, as crianças encantaram os olhos do público presente, retratando o pentacampeonato de 2002. Por último, entraram em cena as escolas com o tema “Rumo ao Hexa 2014”, em alusão à Copa que será realizada no próximo ano, no Brasil.

    Entre coreografias e fanfarras, as crianças homenagearam, além dos jogadores, grandes nomes brasileiros, como Ayrton Senna e Vinicius de Moraes. Ao todo, 75 escolas, entre EMIs e EMEFs, participaram do desfile, dentre elas: Oscar Ramos Arantes, Ugo Arduini, Rui Barbosa, Ayrton Senna e Machado de Assis.  

     Além das escolas, a Secretaria de Esportes levou para a avenida pelotões com os jogadores do CATS e Tabuca Juniors, bem como representantes dos centros de convivência e atletas de artes marciais e capoeira. Já a Secretaria de Cultura foi representada por alunos de danças e arte de rua. Também participaram do desfile a Escola Municipal de Bailado e a Banda Marcial de Taboão da Serra, sob a coordenação de Sônia Almeida e Maestro Edison, em respectivo, e da fanfarra organizada pela 3ª Idade. Ao término da manhã, a Banda Racional Universo em Desencanto entoou o Hino da Independência do Brasil, e concluiu, assim, as comemorações.

    Além do prefeito, Fernando Fernandes, e do vice-prefeito, Laércio Lopes, o desfile cívico contou com a presença dos vereadores Eduardo Nóbrega, Joice Silva, Cido, Ronaldo Onishi, Marcos Paulo, Carlinhos do Leme, Érica Franquini e André Egydio.

    Galeria de Fotos
    [flickr set=72157635478578757]

Mais | Notícias | Todas Cidades | NOTÍCIAS