• Taboão da Serra entra no Outubro Rosa

    Taboão da Serra entra no Outubro Rosa

    A prefeitura de Taboão da Serra lançou, no dia 10 de outubro, o Projeto Outubro Rosa. Cerca de 400 pessoas estiveram no Cemur e puderam assistir à palestra com a mastologista do Centro de Referência da Mulher de Taboão da Serra, Dra. Stana Giorgi Grosso, que falou sobre a prevenção, a importância do autoexame e características do câncer de mama. Além disso, as mulheres presentes puderam fazer o agendamento de mamografias.

    A deputada Analice Fernandes que também prestigiou o evento, fez questão de parabenizar a Secretaria de Saúde pela iniciativa. "A importância da cidade se envolver no outubro rosa é aumentar o volume de informações que levem a uma conscientização, e mudança de hábito. A apalpação da mama é um instrumento poderoso na descoberta precoce do câncer de mama, então precisamos todas entrar nesta corrente" disse.

    Para o prefeito, o autoexame é de extrema importância. “Essa é a primeira coisa que as mulheres devem fazer para se prevenir do câncer de mama, pois se perceber alguma anormalidade deve procurar o médico imediatamente. Tem que fazer constantemente e tem que fazer mamografia”, diz. “O Outubro Rosa é uma bela ação, o mês faz parte de um movimento popular comemorado em todo o mundo, que estimula a participação de todos. Taboão da Serra não poderia ficar de fora”, finaliza o prefeito.

    A abertura também contou com a presença da secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, dos vereadores Joice Silva e Dr. André Egydio, demais secretários municipais e autoridades locais.

    Movimento em Taboão da Serra – Nos dias 26 e 27 de outubro, no Shopping Taboão, voluntários estarão em um stand montado para a mobilização de esclarecimento sobre a prevenção do câncer e orientações para as mulheres que passarem por lá. O objetivo é conscientizar sobre a importância do autoexame e da mamografia, atingindo o máximo de pessoas possível, passando informações sobre como se prevenir, pois quanto mais cedo for detectada qualquer anormalidade no seio, mais chance há de tratamento. A mamografia deve ser feita uma vez por ano em mulheres a partir dos 40 anos, pois é o único exame capaz de detectar o câncer quando ele ainda tem menos de um centímetro, com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado, mas é quando pode ser curado em até 95% dos casos. É importante ressaltar que o SUS oferece todo o tratamento para as pacientes detectadas com o câncer.

    Durante todo o mês, acontecerão Rodas de Conversa sobre o câncer de mama, com duração média de duas horas, com as moradoras da região dos equipamentos de Saúde do município. Na Secretaria da Saúde, os Agentes Comunitários assistiram palestras sobre o câncer de mama, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, com os médicos especializados.
    Confira a programação:

    14/10 – 10h – UBS Silvio Sampaio (Dra. Stana)
    15/10 – 14h – UBS Jd. Salete
    16/10 – 08h – UBS Panorama (Dra. Roseli)
    17/10 – 10h – UBS Santo Onofre (Dra. Stana)
    18/10 – 08h – UBS Parque Pinheiros (Dr. Rogério)
    21/10 – 10h – UBS Akira Tada (Dra. Stana)
    22/10 – 14h – UBS Santa Cecília (Dr. Valdir)
    24/10 – 10h – UBS Jd. Suiná (Dra. Stana)
    25/10 – 08h – UBS Jd, Helena (Dr. Rogério)
    26/10 – 14h – UBS Jd. América (Dr. Valdir)
    04/11 – 10h – CAPS 2 e CAPS AD (Dra. Stana)
    05/11 – 14h – Clínica DST (Dr. Valdir)

    Auto Exame

    Muitas mulheres tem “medo” de fazer o Auto Exame, mas ele é a maneira mais simples de diagnosticar os tumores de mama. Pacientes que ainda tem menstruações devem realizar o exame uma semana após acabar o fluxo. Caso a mulher já não menstrue mais, o autoexame deve ser realizado no primeiro dia de cada mês. Para realiza-lo fique em pé de frente para o espelho e examine atentamente suas mamas, observando as formas, a cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho e coloque a mão na cintura, examinando novamente os seios. No chuveiro levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. É necessário “sentir” a mama. Repita o movimento no outro seio. Após o banho aperte gentilmente seus mamilos e observe se sai algum líquido. Procure seu médico se encontrar mudanças na forma, tamanho ou coloração das mamas (pele tipo “casca de laranja”), nódulo ou tumor no seio ou na axila, acompanhado ou não de dor mamária, presença de abaulamentos ou retrações da pele da mama ou aréola e/ou líquido nos mamilos.

Mais | Notícias | Todas Cidades | NOTÍCIAS