• Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

    O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda prioritariamente crianças e adolescentes. Com o objetivo de desenvolver competências como autonomia, criatividade e desenvolvimento cognitivo, através das artes, Fernandes quer oferecer aulas de dança, teatro, música e artes marciais, em um único local.

    “A prefeitura oferece dança, aulas de música e artes marciais, em núcleos descentralizados. O que queremos agora é oferecer estas atividades em um Centro Cultural, seria mais uma opção para que crianças e adolescentes entre 08 e 18 anos, possam desenvolver atividades culturais no período que estão fora da escola. Queremos que o local seja um centro de excelência para introdução as atividades artísticas”, explica.

    Entre planejamento e execução o prefeito afirma que necessita de cerca de R$ 2 milhões para fazer a reforma do espaço que tem mais de 2 mil metros quadrados. Para viabilizar estes recursos, a deputada Analice Fernandes encaminhou o projeto para o chefe da Casa Civil, Samuel Moreira.

    “Todos sabemos das dificuldades orçamentários dos municípios e também do Estado, por isso, é muito importante demonstrarmos para o governo do Estado a importância deste projeto, que poderá atender mais de 1.000 crianças e adolescentes mensalmente. Queremos fazer um Centro Cultural inspirado na Fábrica da Cultura, programa do governo do Estado, que funciona em 10 bairros de São Paulo”, esclarece a deputada.

    O secretário da Casa Civil, Samuel Moreira afirmou que o projeto é muito interessante e que o Governo do Estado, poderia investir na reforma desde que o município se responsabilizasse pela gestão do equipamento. “Vamos avaliar, discutir e levar para o governador Geraldo Alckmin”, afirmou Samuel Moreira.

    Antigo Lar Asas Brancas

    A Justiça deu reintegração de posse à prefeitura de Taboão da Serra do imóvel que sediou durante cerca de 50 anos, o Lar Asas Brancas, por concluir que estava ocorrendo um desvio de finalidade, por parte da Instituição responsável pelo local.

    A Secretaria de Assistência Social alojou as crianças e adolescentes que estavam sendo atendidos no local, em um novo espaço, de responsabilidade da Prefeitura, e o imóvel que fica no jardim Kuabara, ao lado da EMEB Asas Brancas, está vazio.

  • Deputada Analice busca solução para problema de transporte entre Embu-Guaçu e Itapecerica

    Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice Fernandes, com o objetivo de solucionar um problema de mobilidade dos moradores de Embu-Guaçu, que se dirigem até o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, e têm que pagar de 5 a 6 tarifas de transporte.

    Isto acontece porque cada município tem o seu sistema de transporte, e um não pode entrar no território do outro, norma da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.

    Encabeçada pelo vereador Douglas de Embu-Guaçu e pelos vereadores de Itapecerica, Ramon Corsini, Carlinhos Bandeira, Cepacol e Allan o pedido chegou até a deputada Analice que solicitou uma reunião com o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Gomes, juntamente com a prefeita de Embu-Guaçu Maria Lúcia, o presidente da Câmara de Embu-Guaçu Barcelar, vereadores Carlinhos, Manezinho Corretor, Fábio Enfermeiro, Lisandro, Santana e Sandro Social.

    “A EMTU ficou de analisar o processo que sugere que o passageiro possa pegar uma condução em Embu-Guaçu e se dirigir até o bairro da Mombaça entrando cerca de 1 km e 300 metros em Itapecerica da Serra, onde ele pegaria outra condução, desta forma, o trajeto seria reduzido a duas tarifas”, explica a deputada Analice Fernandes.

    A linha entre o bairro do Cipó em Embu-Guaçu, até a Mombaça, Itapecerica da Serra, seria feita pela COOPERTAG e entre a Mombaça e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, pela  CTMAIS.

    O presidente da EMTU Joaquim, afirmou que o assunto será avaliado pelos técnicos, que o mais rápido possível, darão sua resposta.

  • 21 de maio será o Dia Estadual da Conscientização da Hipercolesterolemia Familiar

    Projeto de Lei foi apresentado pela deputada estadual Analice Fernandes na Assembleia Legislativa

     Um projeto de lei que acaba de ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo prevê a criação do Dia Estadual da Conscientização da Hipercolesterolemia Familiar. A iniciativa é da 2ª vice-presidente da Assembleia, deputada estadual Analice Fernandes que tem como objetivo alertar a população paulista sobre a existência da doença, que muitas vezes, passa despercebida.

    A data, 21 de maio, foi escolhida em homenagem da deputada Analice à Associação de Hipercolesterolemia Familiar – AHF. Analice, que é enfermeira e membro da Comissão de Saúde, se sensibilizou com a causa que provoca infartos e AVCs precoces por se tratar de uma doença sem sintomas.

    A Hipercolesterolemia Familiar (HF) ainda é pouco conhecida e basta medir o colesterol para que o médico ou a próprio paciente saiba se há indícios e se é preciso investigar um pouco mais“, conta a parlamentar. A cada 200 pessoas uma tem a doença, mas muitos diagnosticados com colesterol elevado não sabem que são portadores de HF e acreditam que estão apenas com os níveis de colesterol acima do recomendado.

    Para o presidente da Associação de Hipercolesterolemia Familiar – AHF, André Luís Batista Pereira, a data temática será essencial para campanhas em todo o Estado. “Temos promovido em várias cidades dosagens de colesterol gratuitas e iremos ampliar parcerias para oferecer mais ações para a população”, adianta Pereira. Ele, que é portador da doença, soube que tinha HF ao sofrer um infarto aos 28 anos. Atualmente duas irmãs e uma sobrinha de Pereira fazem tratamento e levam uma vida normal. “Elas tiveram a opção que eu não tive por desconhecer a HF“, completa.

    A cardiologista Tânia Martinez explica que 50% dos membros de uma mesma família com HF tem possibilidades de ter a doença. “A Hipercolesterolemia Familiar é uma alteração genética que causa altos níveis de LDL desde muito cedo. Se os valores de colesterol total forem maiores ou iguais a 310mg/dL (adultos) ou 230mg/dL (crianças), ou se os valores do colesterol “ruim”, LDL, estiverem acima de 190mg/dL deve-se suspeitar da HF“, esclarece Tânia. Os valores considerados ideais são abaixo de 100mg/dL para o LDL e acima de 60mg/dL para o HDL, ou “colesterol bom“.

    SOBRE A AHF

    A primeira Associação de Pacientes com Hipercolesterolemia Familiar do Brasil foi criada em 21 de maio de 2014. O objetivo é informar a sociedade em geral sobre esta doença tão perigosa e ainda pouco conhecida no país.

    O site www.ahfcolesterol.org, de acesso livre, permite o usuário encontrar matérias e artigos relacionados à doença, campanhas que estão sendo feitas e inscrição online dos interessados.

  • Comissão é favorável ao estudo sobre a viabilidade para mais de dois cargos na área da saúde

    A Comissão de Saúde aprovou moção apelando à Presidência da República para que determine a realização de estudos técnicos e administrativos visando à possibilidade de se permitir ao profissional de saúde o acúmulo de mais de dois cargos ou empregos públicos, dia 03 de março.

    Como vice-presidente da Comissão de Saúde, a deputada Analice avalia que são necessárias análises mais profundas sobre o assunto, para atender de uma forma mais justa, tanto os profissionais, quanto a população.

    Deputada Analice Fernandes participa da Comissão de Saúde.

    Deputada Analice Fernandes participa da Comissão de Saúde.

    Atualmente, portaria do Ministério da Saúde, de 4/4/2011, proíbe o cadastro de profissionais de saúde em mais de dois cargos ou empregos públicos. Da mesma forma, o artigo 37 da Constituição federal veda a “acumulação de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, a dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas”.

    A moção aprovada pela Comissão de Saúde frisa que para se ampliar a quantidade de cargos ou empregos públicos acumuláveis seria necessária a alteração desse dispositivo na Constituição federal.

  • Deputada Analice recebe Palmares Paulista

    O prefeito Junior Bugança, o vice-prefeito Zé Cachoeira e o vereador Pascoal de Palmares Paulista estiveram no gabinete da deputada Analice Fernandes, dia 12 de novembro. A visita teve como objetivo parabenizar a deputada pela reeleição e conversar sobre algumas demandas do município.

    O prefeito Bugança frisou para a deputada a importância de investimentos na área da educação técnica e tecnológica com o objetivo de melhorar a produtividade das empresas rurais do município e região.

    A deputada Analice agradeceu os votos que teve em Palmares, e reafirmou sua parceria com o município para o seu próximo mandato. “O prefeito pode contar comigo para colaborar com a sua administração. Fico especialmente satisfeita em ter como parceiro um prefeito jovem tão dedicado e motivado com o Junior”, disse a deputada.

    Deputada Analice recebe o prefeito Junior Bugança, vice Zé Cachoeira e vereador Pascoal.

    Deputada Analice recebe o prefeito Junior Bugança, vice Zé Cachoeira e vereador Pascoal.

  • Deputada Analice destinará recursos para pistas de skate em Itapecerica da Serra

    A deputada estadual Analice Fernandes se reuniu com o prefeito Chuvisco, a vice-prefeita Regina Corsini e os vereadores Ramom Corsini, Zé Hélio, Jonas Feijó, o secretário de Esportes, José Carlos de Oliveira e com o presidente da entidade Cuidares, Manoel Amâncio, na prefeitura de Itapecerica da Serra para discutir sobre o projeto da construção de pistas de skate, dia 07 de abril.

    Segundo o prefeito Chuvisco, há um grande número de skatistas na cidade e o equipamento serviria também aos usuários da entidade que tem um trabalho voltado para o esporte adaptado, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

    A parlamentar se comprometeu a liberar recursos para a construção de duas pistas de skate, uma no Jacira no ao lado do ginásio de Esportes e outra no Parque Paraíso, atendendo aos pedidos dos vereadores presentes e do prefeito.

    O pedido chegou às mãos da deputada Analice durante uma visita a entidade Cuidares que fica em Itapecerica da Serra e disponibiliza atividades para portadores de deficiência física, mental e para a terceira-idade.

    “Vamos poder atender a solicitação da entidade Cuidares e dos vereadores e viabilizaremos recursos para a construção de duas pistas de skate, uma no Jacira e outra no Parque Paraíso”, afirmou.

    Segundo o prefeito Chuvisco é de interesse da prefeitura construir praças esportivas em todas as regiões da cidade.

  • Deputada Analice irá destinar recursos para Santa Casa de Jales

    A deputada estadual Analice Fernandes recebeu em seu gabinete uma comissão pró Santa Casa de Jales, formada pelos provedor da Santa Casa, José Pedro Venturine, vice-prefeito de Jales, Dr. Pedro Calado, bispo de Jales, Dom Demétrio, e pelos empresários Dr. Durvalino e Barbosa, dia 11 de junho.

    Venturine explicou sobre a situação atual da instituição, que está com suas contas em dia, mas frisou que toda ajuda é bem-vinda. A deputada Analice se comprometeu a destinar recursos para a instituição no segundo semestre.

    A deputada Analice é uma antiga parceira da Santa Casa tendo colaborado com a reforma da UTI dentre outros recursos. Segundo a parlamentar neste um ano e meio, ela se concentrou em viabilizar recursos para a cidade de Jales – que tinha muitas prioridades, como a reforma e climatização do velório, construção da piscina do CIEVI, a construção da sede da orquestra de Jales, as pavimentações do acesso ao Distrito Industrial III e das ruas José Bernini e rua 15, entre outras obras de infraestrutura.

    A deputada Analice também acompanhou o grupo jalesense para uma audiência com o deputado estadual Bruno Covas, que também tem colaborado com Jales. “Em parceria com o Bruno Covas conseguimos recursos para a construção do barracão da reciclagem, para a Coorpersol”, explicou a Analice.

    “Agora é hora de colaborarmos com a Santa Casa e vocês podem contar com a minha ajuda”, afirmou. Segundo a parlamentar a Santa Casa de Jales presta um serviço de saúde muito importante não só para Jales, mas para toda a região.