• Villar recebe pá carregadeira da Secretaria do Meio Ambiente

    Município ficou em 4º lugar no Estado, na disputa pelo selo Município Verde Azul

    Os deputados estaduais Analice Fernandes e Itamar Borges estiveram na secretaria do Meio Ambiente acompanhando o prefeito Luiz Villar para a assinatura de convênio que dá ao município recursos para a compra de uma pá carregadeira. Participaram da audiência o vereador André Pessuto e a vereadora Maíza, dia 19 de abril.

    A solicitação foi feita em conjunto pelos dois deputados e atendida pelo secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas. A secretaria repassará o valor de R$ 200.000,00 à prefeitura de Fernandópolis, que dará uma contrapartida de R$ 50.000,00. A pá carregadeira será usada no aterro sanitário de Fernandópolis.

    “Quero agradecer ao secretário Bruno Covas os recursos e também parabenizar o prefeito Villar que tem sido um exemplo para os outros municípios na condução das questões ambientais”, disse a deputada Analice.

    Para o prefeito Vilar os investimentos feitos pela secretaria de Meio Ambiente levaram Fernandópolis a bons resultados, tanto no trato do lixo, quanto da água.

    O secretário Bruno Covas também autorizou a troca de um caminhão compactador de lixo, dado pela Secretaria para Fernandópolis, por um caminhão de coleta seletiva. “Nós estamos precisando aumentar a coleta seletiva, e para isto precisamos deste tipo de maquinário”, justificou o prefeito.

    Além de ter conquistado o 4º lugar, na classificação do ranking da Secretaria de Meio Ambiente, no projeto “Município Verde Azul”, Fernandópolis ficou entre os 10 municípios no Prêmio Franco Montoro, que também avalia as questões ambientais dos municípios paulistas.


    Município Verde Azul

    Os 645 municípios do Estado assinaram o protocolo de intenções do Projeto Município Verde Azul, que propõe 10 diretivas que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliadas ano a ano.

    As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

    Além de recursos e prêmios pelo desempenho dos municípios, a secretaria do Meio Ambiente promove a capacitação técnica dos agentes municipais além de orientar os projetos desenvolvidos nos municípios.

Mais | Fernandópolis | Todas Cidades | NOTÍCIAS