• Projeção: Monotrilho da Linha 17-Ouro ao lado do estádio do Morumbi

    Alckmin autoriza inicio das obras para Linha 17- Ouro do Metrô

    O governador Geraldo Alckmin autorizou no dia 29 de março, o início das obras da primeira fase da linha 17- Ouro. A linha completa irá compor 17,7 km de extensão possuindo 18 estações, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estadio Morumbi e São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Saboia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

    Essa primeira etapa terá 7,7 quilômetros de extensão e oito estações das 18 previstas, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. O segundo trecho da Linha 17, com 6,5 km, terá cinco estações, Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi. Já o terceiro trecho, com 3,5 km, interligará o Jardim Aeroporto à Linha 1-Azul do Metrô, na estação Jabaquara.

    Projeção: Monotrilho da Linha 17-Ouro ao lado do estádio do Morumbi

    A frota da Linha 17-Ouro será composta por 24 trens, todas contendo inovações tecnológicas, como ar-condicionado, semelhantes aos novos trens que o Metrô São Paulo está adquirindo. A demanda total prevista para o trecho Jabaquara/São Paulo-Morumbi é de 252 mil usuários por dia.

    A linha Ouro será um monotrilho, que em relação ao metrô convencional tem um menor custo de implantação, além de oferecer uma melhor inserção urbana. O outro fator relevante é que o monotrilho utiliza via elevada, sem necessidade de escavação de túnel.

    Iniciam as obras da Linha 17-Ouro na Av. Roberto Marinho

    Os trens utilizados pelo monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, o que torna a operação silenciosa e menos poluente, não deixando de oferecer conforto e eficiência como nos metrôs convencionais atuais.

    A construção do metrô contará ainda com uma ciclovia, ao lado do plantio de árvores, fazendo parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar. O investimento total para a construção da Linha 17-Ouro está previsto em R$ 3,2 bilhões.

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