• Etec de Embu oferecerá 1.560 vagas em cursos técnicos e ensino médio

    Goldman ressalta trabalho e apoio da deputada Analice para ETEC de Embu

    Etec de Embu oferecerá 1.560 vagas em cursos técnicos e ensino médio

     

    “Conseguimos uma grande vitória com a inauguração da ETEC de Embu, vamos continuar na luta para implantarmos uma ETEC também em Taboão e Itapecerica”, afirma a deputada Analice.

    O governador Alberto Goldman inaugurou a ETEC de Embu, dia 25 de outubro. Ao lado do prefeito Chico Brito, do secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá e de lideranças locais, a ETEC que já havia iniciado parcialmente as atividades em agosto de 2010, foi oficialmente inaugurada.

    O governo estadual investiu R$ 4,3 milhões no prédio da Etec, construído em terreno cedido pela prefeitura.  O imóvel abriga, entre outros ambientes, 12 salas de aula, três laboratórios (dois de informática e um de gestão), biblioteca, auditório, quadras poliesportiva e de areia. O valor do investimento inicial na compra de mobiliários e equipamentos foi de R$ 630 mil.

    Implantada em julho, a escola iniciou suas atividades com cinco cursos técnicos: Contabilidade, Informática, Logística, Redes de Computadores e Secretariado.  Uma demonstração do interesse da comunidade pelos cursos da Etec foi o índice de candidatos por vaga no processo seletivo para o segundo semestre desse ano: o de Contabilidade, por exemplo, contou com 528 candidatos disputando 40 vagas (13,2 candidatos por vaga). Logo em seguida, o curso de Redes de Computadores, teve uma procura de 10,8 candidatos por vaga. Ambos no período noturno.

    O vestibulinho para o primeiro semestre de 2011 traz como novidade a oferta do Ensino Médio, de manhã, e uma nova turma de Contabilidade à noite, o que representa um crescimento de 120 vagas na unidade.

    A Etec está localizada à Rua Marcelino Pinto Teixeira, s/nº, Parque Industrial Ramos de Freitas, em Embu.


    Processo seletivo

    Os candidatos que se inscreveram no Vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2011 poderão conferir a lista de locais do exame no dia 16 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será no dia 21 de novembro, às 13h30.


    Empregabilidade

    De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos. "Imagine que dos jovens que saem de uma escola técnica, a cada dez, oito já têm emprego garantido. E não é só o emprego garantido, é também uma média salarial maior de quem não fez esta escola técnica", ressaltou Goldman.

    O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.


    Sobre o Centro Paula Souza

    Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 199 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.


    Galeria de Fotos [flickr set=72157625254052802]

Mais | Embu das Artes | Todas Cidades | NOTÍCIAS