• Moção Nº 4, de 2004

    Justificativa

     

    Os fatos noticiados recentemente, que tratam do Senhor. Waldomiro Diniz como agente do bingo junto ao Governo Federal, justificam por si só a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito.

     

    É evidente que não haveria fundamento para a instauração de Comissão de Inquérito se o objeto da mesma fossem exclusivamente os “negócios” narrados na fita cujo conteúdo foi revelado pela revista Época. Afinal, são fatos que interessam quase que exclusivamente ao Estado do Rio de Janeiro. O que torna imprescindível uma investigação por parte do Congresso Nacional são as notícias de que o Senhor. Diniz continuava a representar os interesses do bingo, desta vez junto ao Governo Federal.

     

    Considerando a influência que o cargo de Subchefe de Assuntos Parlamentares confere ao titular do mesmo, é quase inevitável inferir que tal ascendência sobre o Governo e sua base parlamentar tenha sido manipulada em favor dos interesses do bingo. Ademais disso, o vínculo entre a coleta de contribuições de campanha e práticas tipificadas como “crimes contra a Administração Pública” pelo ordenamento jurídico, demonstrada sobejamente pela reportagem da Época, difunde na opinião pública a impressão de que a presença do Sr. Diniz em posto estratégico do Governo (junto ao “capitão do time”, como diria o Presidente Lula) tem por escopo a satisfação de compromissos incompatíveis com o interesse público. Por tais motivos, é nosso pensar que é o próprio Governo Lula o maior interessado no esclarecimentos das suspeitas levantadas pelo caso, partindo, é claro, do pressuposto de que seja objetivo do PT honrar no Governo o mesmo zelo pela moralidade pública que a legenda demonstrava constantemente quando estava na Oposição.

     

    Sala das Sessões, em 17/2/2004

     

    a) VAZ DE LIMA a) EDSON APARECIDO a) ROBERTO ENGLER a) CELINO CARDOSO a) CÉLIA LEÃO a) LUIZ GONZAGA VIEIRA a) ARY FOSSEN a) JOSÉ CARLOS STANGARLINI a) RODOLFO COSTA E SILVA a) JOÃO CARAMEZ a) ALBERTO TURCO LOCO HIAR a) ROSMARY CORRÊA a) RICARDO TRIPOLI a) PEDRO TOBIAS a) GERALDO TENUTA a) ANALICE FERNANDES

     

Mais | Moçoes | Todas Cidades | NOTÍCIAS