• PL 560/2010 – Dá a denominação de “Prof. Lilia Matarazzo da Silva” a Escola Estadual Parque Novo Mundo/Jardim Paraíso, em Boituva

    PROJETO DE LEI Nº    560, DE 2010

     

    Dá a denominação de "Prof. Lilia Matarazzo da Silva" a Escola Estadual Parque Novo Mundo/Jardim Paraíso, em Boituva

     


     

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

     

    Artigo 1o.         Passa a denominar-se “Prof. Lilia Matarazzo da Silva” a Escola Estadual Parque Novo Mundo/Jardim Paraíso, em Boituva.

     

    Artigo 2o.               Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

     

     

     

     


    JUSTIFICATIVA

     


     

     

    A homenageada Prof. Lilia Matarazzo da Silva, brasileira, casada com Rafael Caetano da Silva desde 20/07/1946, professora, residente e domiciliada em Boituva, nasceu em Itapetininga, sendo seus pais Constantino Matarazzo e Maria Oliva Matarazzo.

     

    Do seu casamento com Rafael Caetano nasceram quatro filhos, a saber: Ivan, Mariângela, Rafael Jr, e Ana Lilia. Seu marido exerceu dois mandatos de prefeitos (1956-1960/ 1964-1969), o que lhe valeu a condição de primeira dama naqueles interregnos.

    Lília fez seus estudos em sua terra natal, tendo aí colado grau como professora na tradicional Escola Peixoto Gomide, na época uma das quatro Casas de Ensino do Interior. Sempre gostou de música, desde criança, optando pelo teclado, especificamente o piano.

    Exerceu o magistério principiando por Boituva, respectivamente, no então Grupo Escolar Coronel Arruda Botelho e Fazenda Ros. Efetivou-se, por concurso público, no município de Quatá (Fazenda Barandas), depois , para a Fazenda Nova América, município de Florínea, região de Assis. Posteriormente, para lecionar no então Grupo Escolar Doutor Gaspar Ricardo Júnior, em Iperó e, na sequência, no tradicional Grupo Coronel Arruda Botelho, onde se aposentou.

    Seu pendor pelo Ensino foi marcante, tendo ministrado aulas, gratuitamente, a alunos carentes, em sua casa.

    Fez diversos cursos em área da Educação, inclusive, o de professora merendeira, em uma das gestões de seu marido, às próprias expensas, no Estado do Rio de Janeiro.

    Em Boituva atraiu à sua casa fieis da igreja católica, onde através de reuniões, implantou o culto carismático, hoje difundido e disseminado, inclusive em Iperó..

     

    Assim, ao contemplar o pedido de uma comunidade em nominar a Escola Estadual Parque Novo Mundo/Jardim Paraísoé fazer uma justa homenagem a uma ilustre cidadã que se dedicava não só a sua profissão e que fez do seu ofício uma missão, onde empenhava não apenas seu conhecimento, mas seu amor e carinho, mas também com o bem público ao dedicar seus trabalhos comunitários à coletividade de Boituva.

     

    Desta forma, conclamo os nobres pares no sentido conferir apoio à aprovação do Projeto de Lei em epígrafe, por tratar-se da mais clara e sincera forma de homenagear, conferindo o justo reconhecimento aos préstimos exercidos pelo Prof. Lilia Matarazzo da Silvajunto à comunidade de Boituva.

     


    Sala das Sessões, em 24-6-2010

     

     

     

     

     

    a)          Analice Fernandes – PSDB

Mais | Projetos de Lei | PROPOSITURAS