• PROJETO DE LEI Nº 718, DE 2012

    Declara de utilidade pública o Espaço Infantil Recreativo e Educacional Quadrangular Projeto Vida, com sede no Município de São Paulo.

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

    Artigo 1º – Fica declarada de utilidade pública o Espaço Infantil Recreativo e Educacional Quadrangular Projeto Vida, com sede no Município de São Paulo.

    Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

    JUSTIFICATIVA

    O Espaço Infantil Recreativo e Educacional Quadrangular Projeto Vida, foi constituída em 08 de maio de 1995, em São Paulo, com a finalidade de desenvolver e executar projetos sociais à população carente.

    A Entidade de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, uma entidade beneficente, que atende crianças, adolescentes, idosos e suas famílias, considerando sua questão de vulnerabilidade social e pessoal, desenvolvendo atividades na área de assistência social, esporte, meio ambiente, educação, cidadania, saúde e projetos de geração de renda e iniciação profissional.

    O trabalho com os idosos é desenvolvido no NCI – Núcleo de Convivência para Idosos e se dá através de profissionais de educação física, fisioterapia, nutrição e parceria com a Unidade Básica de Saúde do Jardim Umarizal, com atividades para melhoria da qualidade de vida (ginástica, hidro-ginástica, ginástica com foco no idoso, caminhadas, massagem corporal, etc.), oficinas de arte-educação, lazer, recreação, passeios, etc., atendendo a uma média de 40 idosos da comunidade.
    A entidade trabalha com jovens no CJ – Centro para Juventude, tal espaço oferece de forma agradável e segura no pós-escola, possibilidades de estar e convívio, alimentação, higiene, recepção, escuta, encaminhamentos e fortalecimento do núcleo familiar, que se constitui numa possibilidade real de acesso e enfrentamento da vulnerabilidade social, como serviço de referência para a comunidade e como uma das portas de entrada para a assistência social.

    O trabalho se realiza a partir de temas transversais, tais como: educação, cidadania, cultura (saberes e fazeres locais), questão racial, de gênero, centralidade da família, violência, sexualidade na infância e adolescência, saúde e higiene, meio ambiente, etc., através de projetos mensais.

    O Centro para Juventude também oferece espaço de formação e preparação para garantir o acesso ao mundo do trabalho, através de formação em competência básica, ampliação do repertório cultural, informacional etc.

    Outro aparelho disponível pela Entidade é o Centro para Crianças e Adolescentes – CCA, nesse espaço oferece de forma agradável e segura no pós-escola, possibilidades de estar e convívio, alimentação, higiene, recepção, escuta, encaminhamentos e fortalecimento do núcleo familiar, que se constitui numa possibilidade real de acesso e enfrentamento da vulnerabilidade social, como serviço de referência para a comunidade e como uma das portas de entrada para a assistência social.

    O trabalho se realiza a partir de temas transversais, tais como: educação, cidadania, cultura (saberes e fazeres locais), questão racial, de gênero, centralidade da família, violência, sexualidade na infância e adolescência, saúde e higiene, meio ambiente, etc através de projetos mensais.

    Os grupos são sub-divididos por faixa etária de 6 a 14 anos, respeitando-se as características dos mesmos na escolha dos temas a serem abordados. A partir da escolha de um tema central as atividades são realizadas através de projetos e oficinas, utilizando-se dos seguintes recursos: leituras de textos, tais como: contos, fábulas, histórias infantis, poesias, reportagens de revistas e jornais; jogos educacionais; filmes, atividades culturais (visitas; saraus; mostras, etc), arte-educação (dobraduras, colagens, pinturas, desenhos, reciclagem de materiais roda de conversa, assembléia, recreação, lazer (aula de natação, recreio na piscina, caminhadas, futebol, brincadeiras de roda) e oferecemos atendimento psico-social, com estagiários de Psicologia e Serviço Social.

    Dessa forma, reconhecendo a importância para a população de Suzano e região, bem como para toda comunidade paulista, merece ser acolhida por esta Casa a presente propositura, como forma de incentivo ao aprimoramento e à continuidade das atividades desenvolvidas pelo Espaço Infantil Recreativo e Educacional Quadrangular Projeto Vida.

    Sala das Sessões, em 6-12-2012

    a) Analice Fernandes – PSDB

Mais | Projetos de Lei | PROPOSITURAS